Matrícula

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA WEB

Você deve fazer sua solicitação de matrícula por meio do Portal do Aluno, observando que esta será efetivada EXCLUSIVAMENTE pela WEB.

FASE 01 - DEMANDA WEB

Momento no qual cada estudante com matrícula regular indicará os possíveis componentes curriculares que pretende cursar no próximo semestre, e que se constitui em base de dados para a organização e distribuição dos encargos docentes e critério para prioridade na efetivação da matrícula. Já conta como sendo a primeira fase na lista de critérios da matrícula para o curso de Engenharia de Computação.

FASE 02 - MATRÍCULA WEB

Nesta fase você indicará a sua proposta de matrícula, ou seja, as disciplinas que você quer cursar no próximo semestre. Essa proposta poderá ser posteriormente confirmada ou não a depender da disponibilidade de vagas e dos critérios de matrícula estabelecidos pelo Colegiado do Curso.

Faça sua proposta, escolhendo exatamente aquilo que deseja cursar, pois não será permitida a alteração dos componentes curriculares solicitados e confirmados pelo sistema, salvo nas situações relacionadas na FASE 3 - Ajuste Presencial.

Para registrar sua proposta de matrícula, você deve clicar em FINALIZAR na tela de matrícula, caso contrário sua proposta de matrícula não será considerada.Durante o período de Matrícula WEB, você pode reabrir sua proposta de matrícula e incluir/excluir disciplinas, mas lembre de finalizar novamente. Lembre de escolher somente disciplinas que irá efetivamente cursar, porque após o período de matrícula não será possível excluir disciplinas.

É importante que não deixem para fazer sua proposta de matrícula nos últimos dias para antecipar eventuais problemas.

Após esta etapa, haverá a confirmação de vagas, e só então você saberá efetivamente quais vagas conseguiu obter.

Se encontrarem problemas para efetuar a matrícula, nos avisem imediatamente para buscarmos resolver.

FASE 03 – AJUSTE WEB

Nesta fase o sistema gerou a sua guia de matrícula, e caso você esteja de acordo, poderá imprimi-la nesse momento, aceitando a proposta disponibilizada pelo sistema. Caso queira inserir alguma outra disciplina, então fará uma nova proposta para inclusão.

Lembramos mais uma vez que NÃO será possível excluir as disciplinas já confirmadas na sua guia disponível na WEB.

FASE 04 - AJUSTE PRESENCIAL DE MATRÍCULA

O estudante que não realizar a matrícula em componentes curriculares no período de Matrícula WEB, poderá solicitá-la no período de ajuste, ficando lhe assegurada apenas a matrícula em componentes curriculares com vagas remanescentes do processo de matrícula realizado no período regular. O estudante terá direito ao ajuste presencial de matrícula nas seguintes situações:

Quando houver cancelamento ou oferta de componentes curriculares após o período de matrícula WEB.

Para matricular-se em componentes pertencentes a outros cursos (vagas remanescentes, desde que pertençam ao currículo do curso).

Quando não tiver sido matriculado em algum componente curricular por motivo de: falta de vagas, pendência de lançamento no histórico escolar, de notas dos pré-requisitos em que obteve aprovação, erro de processamento e cadastro, alteração de horário de componentes curriculares após a matrícula e outros casos reconhecidos pelo Colegiado como sendo de excepcional interesse institucional.

ATENÇÃO:

Se por qualquer motivo você não participar da FASE 01, poderá participar das FASES seguintes, contudo, não haverá mais nenhuma prioridade de vaga sobre as vagas já distribuídas, mesmo no caso dos alunos semestralizados ou formandos.

Se por qualquer motivo você não participar da FASE 01 e FASE 02, você será considerado como aluno com pendência: ALUNO NÃO MATRICULADO.

Após a confirmação da proposta de matrícula para emissão da guia, não será permitida qualquer alteração da matrícula, exceto trancamento de disciplina ou de matrícula, no período fixado pelo Calendário Acadêmico.

Em qualquer uma das fases, o aluno poderá acessar o sistema de matrícula a qualquer momento. A ocupação das vagas será realizada pelo sistema de matrícula ao final de cada fase, automaticamente, seguindo os critérios de prioridade para ocupação das mesmas. O momento que o sistema foi acessado não interfere na distribuição das vagas.

PRIORIDADE PARA OCUPAÇÃO DAS VAGAS

Os alunos terão direito as vagas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Colegiado do curso.

DÉBITO COM A BIBLIOTECA OU DE DOCUMENTAÇÃO

Caso você tenha débito com a Biblioteca ou de documentos, você deverá entrar em contato com a DAA - Divisão de Assuntos Acadêmicos para quitar seu débito de documento ou com a Biblioteca, para depois ter acesso à matrícula WEB.

O Colegiado lembra que o sistema da biblioteca ainda não está integrado ao sistema de matrícula. Por isso, após resolver seu débito com a biblioteca lembre-se de levar o comprovante fornecido pela biblioteca à DAA para que essa quitação de débito seja lançada no sistema de matrícula.

CRITÉRIOS UTILIZADOS NA MATRÍCULA WEB PELO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

  1. Participação do processo de demanda WEB;

  2. Formando;

  3. Aluno Semestralizado por disciplinas obrigatórias;

  4. Escore;

  5. Ano de Ingresso;

  6. Número de matrícula.

OBSERVAÇÕES:

  1. Semestralizado: considerando o maior período (semestre) da grade curricular no qual o aluno se matriculou em algum componente obrigatório (módulos integradores, módulos obrigatórios, disciplinas obrigatórias, projetos empreendedores, trabalho de conclusão de curso). O aluno estará semestralizado caso não tenha componente obrigatório não cumprido em período anterior a este maior período.